Vou mandar uma dica aqui para quem resolveu instalar o Linux e volta e meia apanha quando instalando alguma coisa e ou compilando um pacote. Coisa simples, que eu gostaria muito que tivesse me ensinado quando comecei a mexer com Linux.
Abra o terminal e dê o seguinte comando:
sudo apt install build-essential
![re@re-VirtualBox:~$ sudo apt install build-essential Lendo listas de pacotes... Pronto Construindo árvore de dependências Lendo informação de estado... Pronto Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados: build-essential 0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados. É preciso baixar 4.664 B de arquivos. Depois desta operação, 21,5 kB adicionais de espaço em disco serão usados. Obter:1 https://atl.mirrors.clouvider.net/ubuntu focal-updates/main amd64 build-essential amd64 12.8ubuntu1.1 [4.664 B] Baixados 4.664 B em 1s (4.156 B/s) A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado build-essential. (Lendo banco de dados ... 203071 ficheiros e directórios actualmente instalados.) A preparar para desempacotar .../build-essential_12.8ubuntu1.1_amd64.deb ... A descompactar build-essential (12.8ubuntu1.1) ... Configurando build-essential (12.8ubuntu1.1) ... re@re-VirtualBox:~$](https://nets-nuts.com.br/wp-content/uploads/2022/08/image-1024x452.png)
O comando acima instala um conjunto de pacotes chamado “build-essentials”, que são um conjunto de pacotes necessários para compilar softwares no Linux.
Esse comando instala automaticamente o depurador GNU, os compiladores g++/GNU e mais algumas ferramentas e bibliotecas necessárias para compilar um programa.
Ao instalar os pacotes build-essential, alguns outros pacotes como G++, dpkg-dev, GCC e make, etc. também são instalados em seu sistema.
Não resolve tudo, mas na prática ter esse conjunto de ferramentas ajuda e muito na instalação de pacotes e eu considero uma boa pedida o ter instalado no sistema.
Autor: Renato de Pierri.
Publicado em 24/08/2022.