ODBC no Oracle 64 bits

Configurando ODBC 32 e 64bits  para o Oracle Express 64bits

Este passo a passo mostra como configurar o driver ODBC 32bits e o driver ODBC de 64 bits para trabalhar com o banco de dados Oracle Database Express 11g Edition rodando no Windows 64bits, dando condição ao leitor de identificar a diferença entre ambos e ter mais desenvoltura no diagnóstico de falhas de conexão com banco de dados.

Se você curtir esse artigo, não esqueça de dar uns cliques nos anúncios para ver o que os anunciantes tem para te oferecer. Vou ficar muito contente.

Solução:

Instale o driver odbc 32 bits do Oracle no Windows 64bits.
Adicione o caminho do ODBC 32 bits à variável Path.
Configure a fonte de dados de usuário no Administrador de Fonte de Dados ODBC de 64bits.
Configure a fonte de dados de usuário no Administrador de Fonte de Dados ODBC de 32bits.


Pré requisitos:

Máquina com Windows 7 – 64bits atualizado

Nesse tutorial será utilizado o Windows 7 64bits instalado em uma máquina virtual. A escolha do W7 se dá pela sua utilização na indústria, porém nada impede aplicar esse tutorial à outras versões do Windows 64 bits, com os devidos ajustes no procedimento.

Oracle Database Express 11g Edition instalado e configurado propriamente

Recomendo que seja seguido o processo de instalação e configuração do Oracle Database Express 11g Edition descrito -> nesse artigo <- ou consultando a documentação oficial da própria Oracle -> nesse link <-.

Instant Client Package da Oracle – 32bits.

É o driver ODBC de 32 bits da Oracle. Deve-se fazer o download da versão 12.1.0.2 ou posterior (de 32 bits) direto no site da Oracle.


Instalação do driver odbc:

Partindo do pressuposto que o Windows 7 64 bits e o Oracle Database Express 11g Edition 64 bits foram instalados e configurados propriamente, prosseguir conforme abaixo:

Instale o driver ODBC Instant Client Package de 32 bits da Oracle:

O driver ODBC de 32bits da Oracle é composto por dois arquivos que precisam ser montados.

Baixe a versão 12.1.0.2 ou posterior de 32 bits dos seguintes arquivos do Instant Client Package:

instantclient-basic-nt-12.1.0.2.0.zip -> nesse link aqui <-
instantclient-odbc-nt-12.1.0.2.0.zip -> nesse link aqui <-

Monte o arquivo de instalação do driver ODBC 32 bits descompactando os dois arquivos do Instant Client Package (1), mova o conteúdo de uma das pastas instantclient_12_1 (2) para a outra pasta instantclient_12_1 (3). Todos arquivos tem que ficar no mesmo diretório.

Montando o driver ODBC de 32 bits da Oracle

Após a montagem do driver ODBC conforme figura acima, pegue a pasta ‘instantclient_12_1’ que ficou com todos arquivos e mude seu nome para ‘odbc_32bit’. Em seguida mova a pasta ‘odbc_32bit’ para a raiz do drive ‘C:’, conforme figura abaixo. Caso queira, apague os arquivos que sobraram.

Driver ODBC de 32 bits da Oracle, montado e sendo instalado

Prossiga com a instalação do driver, clicando com o botão direito do mouse no arquivo ‘odbc_install.exe’ e escolha a opção ‘Executar como administrador’.

A execução da instalação do driver demora menos de 1 minuto.


Configurando a variável de ambiente PATH

Conforme figura abaixo, acesse a variável de ambiente PATH para adicionar o caminho do driver de 32 bits. Abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse no ícone Computador (1) -> selecione Propriedades (2) -> clique em Configurações avançadas do sistema (3). Irá abrir a janela Propriedades do Sistema, clique em Variáveis de Ambiente (4).

fsdaadsf
Acessando as configurações das variáveis de ambiente

Conforme figura abaixo, acesse a janela Variáveis de ambiente (5), localize e selecione a variável ‘Path’, clique no botão Editar (6). Na janela de edição de Variável de Sistema (7), assegure que a variável Path foi selecionada (8) e no campo Valor da variável, adicione o caminho da pasta odbc_32bit ao início do campo, sem apagar os dados que já estão na variável, conforme exemplo (9).

Adicionando o caminho do driver ODBC de 32 bits à variável Path

Terminada a edição, clique em Ok até sair.


Configurando o DSN

Conforme abordado anteriormente, esse tutorial apresenta a configuração tanto do DSN de 64 bits como do DSN de 32 bits permitindo o estudo da diferença entre ambos e o uso dessas configurações conforme a necessidade.

Configurando o DSN de 64 bits no Administrador de fonte de dados ODBC

Clique em Iniciar -> Em pesquisar programas e arquivos, digite ‘odbc’ e clique em ‘Fonte de dados (ODBC)’. A janela do ODBC vai abrir, conforme figura abaixo:

DSN 64Bits – tela inicial

Na sequência, clique em Adicionar (10), selecione o driver ‘Oracle in XE’ e clique em Concluir (11). Caso não apareça a fonte de dados ‘Oracle in XE’, recomenda-se a revisão do processo de instalação do banco de dados Oracle Database Express 11g seguindo a orientação -> desse link aqui <-.

Conforme figura abaixo, irá abrir a janela Oracle ODBC Driver Configuration para o DSN de 64 bits (12). Preencha os campos ‘Data Source Name’ (13) e ‘Description’ (14). É boa prática preencher esses dois campos com nomes significativos a fim de facilitar manutenções futuras.

Configurando o DSN 64 Bit
DSN 64Bits – Configuração

Deve ser escolhido o valor apropriado para o campo ‘TNS Service Name’ (15), de acordo com o protocolo de comunicação utilizado (XE se for TCP/IP). As opções do drop down list são fornecidas pelo arquivo tnsnames.ora. Caso esse campo esteja em branco pode significar que a variável de ambiente TNS_ADMIN não foi criada ou o banco de dados não foi propriamente instalado. Nesse caso pode-se verificar o tutorial de instalação do banco de dados Oracle Database Express 11g seguindo -> esse link aqui <-.

O campo User ID (16) é o nome do usuário do banco de dados criado pelo DBA, no caso ‘MAQ_1’ (máquina 1).

Demais opções da tela do ‘Oracle ODBC Driver Configuration’ podem ficar com o valor padrão para esse tutorial.

Clique no botão ‘Test Connection’ (17), a tela ‘Oracle ODBC Driver Connect’ (18) vai abrir. Insira a senha do usuário (19), clique em ‘OK’ (20) e a mensagem ‘Connection successful’  deve aparecer.

Clique em ‘OK’ até sair.

Pronto, o DSN de 64 bits foi configurado.

Configurando o DSN de 32 bits no Administrador de fonte de dados ODBC

O Administrador de fonte de dados ODBC de 32 bits não fica disponível no menu Iniciar. Na verdade, normalmente ele fica no diretório ‘C:\Windows\SysWOW64’ e tem o mesmo nome de seu irmão de 64 bits: ‘odbcad32.exe’.

Para abrir o Administrador de fonte de dados ODBC, basta navegar até o diretório ‘C:\Windows\SysWOW64’, encontrar o arquivo ‘odbcad32.exe’, dar um duplo clique no mesmo. Crie um atalho no Desktop se achar conveniente.

Para referência, segue abaixo a imagem da versão de 32 bits e de 64 bits lado a lado. A maior diferença entre ambas é na aba ‘Drivers’ que lista os drivers instalados. Note que há mais drivers 32 bits que drivers 64 bits e o driver ‘Oracle in odbc_32bit’ já aparece no Administrador de fonte de dados ODBC de 32 Bits, inclusive indicando o diretório de origem: ‘odbc_32bit’. As demais abas são semelhantes.

Diferença entre 32 e 64 bits
Diferença entre Administrador de Fonte de Dados ODBC 32 e 64 bits

Continuando, para configurar o driver, tem que acessar a aba ‘Fonte de dados de usuário’ no Administrador de fonte de dados ODBC de 32 bits  e proceder com a configuração.

Clique em ‘Adicionar’ (21) -> Selecione o driver ODBC de 32 bits (22), -> Clique em ‘Concluir’ (23).

asdfasd
DSN 32Bits – tela inicial

Após clicar em concluir, conforme figura abaixo, irá abrir a janela Oracle ODBC Driver Configuration para o DSN de 32 bits (24). Preencha os campos ‘Data Source Name’ (25) e ‘Description’ (26). É boa prática preencher esses dois campos com nomes significativos a fim de facilitar manutenções futuras.

DSN 32 Bits – Configuração

Deve ser escolhido o valor apropriado para o campo ‘TNS Service Name’ (27), de acordo com o protocolo de comunicação utilizado (XE se for TCP/IP). As opções do drop down list são fornecidas pelo arquivo tnsnames.ora. Caso esse campo esteja em branco pode significar que a variável de ambiente TNS_ADMIN não foi criada ou o banco de dados não foi propriamente instalado. Nesse caso pode-se verificar o tutorial de instalação do banco de dados Oracle seguindo -> esse link aqui <-.

O campo User ID (28) é o nome do usuário do banco de dados criado pelo DBA, no caso ‘MAQ_1’ (máquina 1).

Demais opções da tela do ‘Oracle ODBC Driver Configuration’ podem ficar com o valor padrão para esse tutorial.

Clique no botão ‘Test Connection’ (29), a tela ‘Oracle ODBC Driver Connect’ (30) vai abrir. Insira a senha do usuário (31), clique em ‘OK’ (32) e a mensagem ‘Connection successful’  deve aparecer.

Clique em ‘OK’ até sair.

Pronto, o DSN de 32 bits foi configurado.


Lembretes:

C:\Windows\SysWOW64\odbcad32.exe -> Administrador de fonte de dados ODBC 32bits
C:\Windows\system32\odbcad32.exe -> Administrador de fonte de dados ODBC 64bits

-> Tanto o ‘Administrador de fonte de dados ODBC’ de 32bits como o de 64 bits listam todas as fontes de dados não importando se elas são de 32 ou 64 bits (é confuso mesmo). Por isso é boa prática utilizar nomes que ajudem você a distinguir se uma fonte de dados usa conexão ODBC de 32 ou 64 bits.

-> Para consultar quais conexões ODBC estão configuradas (sem clicar nos botões Adicionar, Remover e Configurar), você pode usar qualquer ‘Administrador de fonte de dados ODBC’.

-> Para Adicionar, Remover e Configurar uma conexão do driver ODBC de 32 bits tem que usar o ‘Administrador de fonte de dados ODBC’ de 32bits, caso contrário dá erro.
-> Para Adicionar, Remover e Configurar uma conexão do driver ODBC de 64 bits tem que usar o ‘Administrador de fonte de dados ODBC’ de 64bits, caso contrário dá erro.

-> Se sua aplicação for de 32 bits, ela tem que utilizar a a conexão do driver ODBC de 32 bits.
-> Se sua aplicação for de 64 bits, ela tem que utilizar a a conexão do driver ODBC de 64 bits.

-> As conexões criadas na aba ‘Fonte de dados de usuário’ ficam disponíveis apenas para o usuário que está logado no computador. Outros usuários daquele computador não conseguem utilizar a fonte de dados.
-> As conexões criadas na aba ‘Fonte de dados de sistema’ ficam disponíveis para todos usuários do computador. Qualquer usuário daquele computador pode acessar e utilizar a fonte de dados.


By Renato de Pierri

23/06/2016

Last updated by at .

Deixe um comentário