Instalando o Oracle Express Edition

Instalando o Oracle Database Express Edition 11g (completo).

Esse passo a passo considera que o Oracle Database Express Edition 11g Release 2 for Windows será instalado em um computador Windows 7, conta local (máquina fora do domínio). Embora esse tutorial seja voltado para o Windows 7, ele funciona para os Windows mais novos sendo que deve-se prestar atenção nos caminhos das pastas e arquivos pois eles dependem da versão do Windows e da configuração de sua máquina em particular.

Se você curtir esse artigo, e ele der um adianto no seu trampo, não esqueça de dar uns cliques nos anúncios para ver o que os anunciantes tem para te oferecer. Vou ficar muito contente.

Antes de começar a instalação assegure que sejam atendidos os requerimentos de hardware e software listados no site da Oracle -> nesse link <-

1- Crie um usuário padrão e atribua uma senha para o mesmo. Esse usuário será necessário dependendo da configuração que você fizer no Oracle mais na frente e é uma etapa opcional.

Clique em Iniciar -> Painel de controle -> Contas de usuário -> Gerenciar outra conta -> Criar uma nova conta. Maiores detalhes sobre criação de usuários locais, consulte a ajuda do Windows.

2- Após criar a conta, faça logon com o usuário recém criado para que o Windows possa configurar toda a Área de Trabalho. Volte para o usuário administrativo.

3- O processo de instalação do banco de dados Oracle executa uma configuração nos usuários e grupos locais de sua máquina. Caso você queira acompanhar esse processo de configuração, siga os passos a seguir (opcional)

3.1- Abra o Console de Gerenciamento Microsoft clicando em Iniciar -> digite mmc.exe e tecle Enter. Clique em Sim se perguntar.

3.2- Tecle <CTRL>+M -> selecione Usuários e grupos locais (1) -> Clique em Adicionar (2) -> Concluir (3) e OK (4), conforme figura abaixo.

asdfads
Exibindo os usuários e grupos locais do Windows

3.3- Navegue entre as pastas Usuários e Grupos Locais e observe a configuração. Caso queira, salve alguns print screens da tela para comparar a configuração realizada pelo Oracle. Abaixo segue um print para referência.

Grupo local antes da configuração
Grupo local antes da configuração

4- Acesse a página de download da Oracle acessando -> esse link aqui <-

No passo a seguir, precisa ter cadastro no site da Oracle.

5- Procure no site da Oracle e faça o download do software Oracle “Database Express Edition 11g Release 2 for Windows x32” caso sua máquina seja 32 bits é -> esse link aqui <-. Se sua máquina for 64 bits, baixe o arquivo “Database Express Edition 11g Release 2 for Windows x64” -> nesse link aqui <-.

6- Após o download, descompacte o arquivo baixado na pasta de sua preferência e rode o arquivo DISK1/setup.exe. Clique em Sim se perguntar e aguarde abrir o Assistente de Instalação.

Tela inicial de instalação
Tela inicial do Assistente de Instalação

7- Clique em Próximo -> Leia os termos do acordo de licença e os aceite se você concordar -> Clique em avançar -> Próximo -> Próximo -> Crie a senha das contas SYS e SYSTEM (tome nota) -> Próximo e aparecerá uma tela de resumo das opções escolhidas. Anote os dados ou salve um print screen conforme figura abaixo para referência futura e clique em Instalar.

Dados de configuração - Tome nota.
Dados de configuração – Tome nota.

8- O processo de instalação demora cerca de 6 minutos.

9- Configure a variável de ambiente HTTPPORT.

10- Para configurar a variável de ambiente, conforme figura abaixo, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse no ícone Computador (1) -> selecione Propriedades (2) -> clique em Configurações avançadas do sistema (3). Irá abrir a janela Propriedades do Sistema, clique em Variáveis de Ambiente (4).

fsdaadsf
Acessando as configurações das variáveis de ambiente

11- Na janela Variáveis de Ambiente (5), conforme figura abaixo, clique em Novo (6). Vai abrir a janela Nova Variável de Sistema (7). No campo Nome da variável (8), digite HTTPPORT e no campo Valor da variável (9) digite o mesmo valor que você escolheu para a porta do Oracle HTTP Listener no item 7 acima. Nesse caso é a porta 8080 e clique em OK (10).

lfkja
Configurando a variável de ambiente HTTPPORT

12- Configure a variável de ambiente TNS_ADMIN

13- Copie o caminho do arquivo tnsnames.ora para a área de transferência. Se você fez a instalação padrão do Oracle, o arquivo deve estar no caminho C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN

14- Conforme figura abaixo, na janela Variáveis de Ambiente (5), clique em Novo (6). Vai abrir a janela Nova Variável de Sistema (7). No campo Nome da variável (11), digite TNS_ADMIN e no campo Valor da variável (12) cole o caminho do arquivo tnsnames.ora. Essa etapa é fundamental para que o conector ODBC possa funcionar corretamente.

sdfaafdsa
Configurando a variável de ambiente TNS_ADMIN

15- Para saber se você criou corretamente a variável de ambiente TNS_ADMIN nos passos 13 e 14, faça o seguinte:

16- Acesse o Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Fontes de dados ODBC (32 ou 64 bits conforme o caso) e conforme figura abaixo, abra o Administrador de fonte de dados ODBC (13) -> selecione a aba Fonte de dados de usuário (14) -> clique em Adicionar (15) -> Na janela Criar nova fonte de dados (16) escolha o driver Oracle in XE (17) -> clique em Concluir (18) para abrir a janela Oracle ODBC Driver Configuration.

asdfasd
Verificando se a variável TNS_ADMIN foi configurada corretamente

17- Clique no drop down list TNS Service Name (19) da figura acima. Se você executou corretamente os passos 13 e 14, a drop down list TNS Service Name deve listar as entradas do arquivo tnsnames.ora.

18- Caso você queira acompanhar como ficou a configuração dos grupos de usuários realizada no passo 3, execute os passos 3.1 a 3.3. Você irá notar que foi acrescentado o grupo de usuários ORA_DBA conforme figura abaixo.

a11
Conferindo a criação do grupo de usuários ORA_DBA na instalação do Oracle.

19- Para poder acionar os comandos do banco de dados de qualquer diretório do prompt de comando, adicione o caminho da pasta dos executáveis do banco de dados à variável PATH conforme passos a seguir:

20- Copie o caminho da pasta bin para a área de transferência. Se você fez a instalação padrão do Oracle, o caminho deve ser C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

21- Conforme figura abaixo, ainda em Propriedades do Sistema (20) -> Variáveis de Ambiente (21)-> Selecione a variável de sistema Path (22) e clique no botão Editar (23).

a7
Configurando a variável PATH

22- Ainda conforme figura acima, cole o caminho da pasta bin no início do campo Valor da variável (24) [assegure que o separador ‘ponto e vírgula’ seja inserido corretamente]-> clique OK (25) para sair.

23- Conforme figura abaixo, abra o prompt de comando, digite sqlplus e tecle enter. Se abrir a tela abaixo, significa que o banco de dados foi instalado e configurado com sucesso. Digite o usuário SYSTEM e a senha definida no passo 7 e o prompt do SQL irá abrir.

asdfasd
SQLPLUS funcionando.

24- No Desktop também deve ter um ícone de acesso a uma interface WEB do Oracle Database XE. Essa interface possui links e uma série de informações adicionais a respeito do produto. É um bom ponto de partida. Considere instalar o SQL Developer seguindo -> esse link aqui <-.

Para leitura adicional sobre o assunto, considere visitar o site da Oracle, em particular fazer a leitura da documentação oficial -> nesse link <- ou -> nesse link <- se você preferir traduzido pelo Google.

 By Renato de Pierri

19/06/2016

Last updated by at .

Deixe um comentário