Sequência de instalação do Oracle SQL Developer 4.1.3
Esse tutorial tem um resumão do que é necessário para instalar o Oracle SQL Developer.
Se você curtir esse artigo, e ele te der um adianto no seu trampo, não esqueça de dar uns cliques nos anúncios para ver o que os anunciantes tem para te oferecer. Vou ficar muito contente.
1- Instale o Java JDK 8
Vá na página de dowloads do Java clicando -> nesse link aqui <- e escolha a plataforma Java SE (JDK) mais recente. No momento da edição deste tutrial é a versão JDK 8u91/8u92
Basta aceitar a licença de uso, escolher a versão do Java de acordo com sua máquina, fazer o download e instalar.
2- Acessar a página de download da Oracle clicando -> nesse link aqui <-
No passo a seguir, precisa ter cadastro no site da Oracle
3- Escolha a versão do SQL Developer de acordo com sua máquina. No meu caso eu escolhi -> essa versão aqui <-.
4- Após o download do arquivo sqldeveloper-4.1.3.20.78-no-jre (no caso), descompacte o arquivo. Será gerada uma pasta sqldeveloper. Copie a pasta sqldeveloper para o local de sua preferência.
5- Localize na pasta sqldeveloper o arquivo sqldeveloper.exe.
6- Com o botão direito do mouse, clique sobre o arquivo sqldeveloper e arraste para o Desktop.
7- Ao soltar o botão direito do mouse, escolha a opção “Criar atalhos aqui”.
8- Dê um duplo clique no atalho criado. Na primeira execução, o SQL Developer pede para informar o caminho do JDK. Navegue até a pasta que contém o Java JDK e clique em selecionar a pasta. No meu caso o Java JDK está na pasta “C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_92”.
9- O programa vai pedir para confirmar as preferências de importação. Selecione não, se for o caso.
10- A tela principal do Oracle SQL Developer 4.1.3 vai abrir. A boa prática nesse ponto é clicar em “Ajuda” -> “Verificar Atualizações” e instalar todas atualizações disponíveis antes de prosseguir utilizando o Oracle SQL Developer 4.1.3
11- Pronto.
Caso você não tenha feito ainda, considere instalar o Oracle Database Express Edition 11g conforme orientação -> nesse link aqui <-.
Para leitura adicional sobre o assunto, considere visitar o site da Oracle, em particular fazer a leitura da documentação oficial -> nesse link <- ou -> nesse link <- se você preferir traduzido pelo Google.
By Renato de Pierri
19/06/2016