Lupa de Bancada: customizando

Só queria uma lupa:

Se você curtir esse artigo, não esqueça de dar uns cliques nos anúncios para ver o que os anunciantes tem para te oferecer. Vou ficar muito contente.

Esses dias eu estava procurando uma lupa de bancada. Nada daquelas lupas fashion acopladas a luminárias futurísticas, com lâmpada, molas e braços robóticos articulados … São boas, mas para bancadas grandes. Eu estava na captura de algo mais singelo: Uma lupa com lente grande que ficasse de pé sozinha, de preferência sem braço robótico. Uma lupa apenas, só isso.


Figura 1: Lupa original. Led na base para iluminar a trama do tecido.

Lupa de filme de terror:

Acabei encontrando uma lupa com lente de 10 cm e luz led à pilha para contar trama de tecido. Queria que ela fosse um pouquinho maior. Conforme mostrado na figura 2, a luz da lupa passa com facilidade por baixo de objetos maiores e deixa a parte de cima deles às escuras, dificultando a observação. Levar os leds para cima melhoraria a observação de objetos maiores.

Figura 2: Luz original, intensidade boa, mas passando por baixo da placa. Muita sombra, parece filme de terror!

Customizando a lupa:

A proposta é a seguinte: Vou colocar uma peça de acrílico transparente com 3 leds brancos. A peça de acrílico vai funcionar como um difusor da luz do led, iluminando os componentes de cima para baixo. A seguir, na figura 3, temos o difusor de acrílico que será utilizado.

Figura 3: Luminária de led com o difusor acrílico.

Depois de tiradas as medidas, é hora pensar na furação do difusor. Note que o led de 3mm tem um ressalto com diâmetro de 4mm, conforme figura 4 abaixo, Outra coisa importante é que o furo tem que ficar na diagonal do difusor para o brilho se espalhar por igual (a morsa está inclinada na bancada).

Figura 4: Preparando para furar o difusor.

Figura 5 abaixo mostra como faz para limitar a profundidade do furo na furadeira.

Figura 5: Limitando a profundidade do furo

Conforme ilustrado na figura 6, nessa etapa se marca e se faz a furação para acomodar os leds. A figura mostra o furo de teste.

Figura 6: Furando o difusor para acomodar os leds.

Feita a furação, é a hora de montar a fiação dos leds, conforme figura 7. Note que a figura também mostra os dois furos de fixação do difusor. Muito cuidado para não derreter ou riscar o acrílico. Podia usar uma plaquinha de circuito impresso, mas considerando que são só 3 leds e que a fiação vai ficar escondida, numa luminária de 50 conto tá mais que bom.

Figura 7: Montando a fiação dos leds

Segue na figura 8 abaixo a fiação dos leds pronta. Foi utilizado espaguete termo retrátil para isolar os terminais. A lente fica por cima dessa fiação e ela não aparece. Dá para perceber que um dos furos ficou um pouco menor e desalinhado. Só dá para perceber quando ampliado na foto macro, lembre-se que cada led mede 3mm!


Figura 8: Detalhe dos leds montados na luminária

Conforme figura 9 abaixo dá para ver que a fiação da bateria não tem nada demais. O positivo do led vai para o fio vermelho da chave liga desliga e o fio negativo do led vai para o negativo da bateria. Não precisa nem de um mísero resistor para limitar a corrente no circuito. Caso a lupa tenha uso constante, pode-se utilizar bateria recarregável.

Figura 9: Ligação do led na bateria.

Lupa pronta!

Abaixo, na figura 10, 11, 12 e 13 seguem as fotos da lupa pronta!

Figura 10 Lupa, agora com 6 leds, sendo 3 leds mais altos e iluminando com o difusor.
Figura 11: Vista frontal da lupa, com o difusor instalado.
Figura 12: Vista frontal da lupa, com o difusor instalado.
Figura 13: Vista lateral da lupa.

By Renato de Pierri – 26/03/2019

Last updated by at .

Deixe um comentário