Por que pessoas com mais idade tendem a ter tanta dificuldade em compreender a navegação autoexplicativa dos menus de aparelhos eletrônicos?

Post publicado como resposta no Quora em 13/07/2019

Porque eles são incrivelmente difíceis de se utilizar e não são nada intuitivos.

Vamos pegar alguns exemplos, que você provavelmente conhece:

Clique para ampliar. O que faz cada um dos ícones desse editor de texto?

Menu Word – Clique para ampliar.

Mais um, explique todos os botões desse menu desse editor de planilha:

Menu Excel – Clique para ampliar.

E agora me responda como é que faz para telefonar usando esse aparelho (onde está o ícone do telefone, pelo menos)?

E esse aqui? Bem mais fácil né?

Fonte da foto: File:Dialog.jpg – Wikimedia Commons

Tenho 54 anos. Poucos dos meus amigos conseguem usar um computador. Se for para falar de Arduino, nem te conto.

Minha mãe subia a serra de Santos de trem à vapor.

Finalizando, reproduzo o post que coloquei no meu Blog sobre tecnologia alertando os desenvolvedores a respeito da questão do idoso:


Há um tempo atrás o IBGE publicou o artigo “Perfil dos Idosos Responsáveis pelos Domicílios” cujo parágrafo que transcrevo abaixo, me chamou a atenção:

“Nos próximos 20 anos, a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final deste período. Em 2000, segundo o Censo, a população de 60 anos ou mais de idade era de 14.536.029 de pessoas, contra 10.722.705 em 1991. (…) Em 1980, existiam cerca de 16 idosos para cada 100 crianças; em 2000, essa relação praticamente dobrou, passando para quase 30 idosos por 100 crianças. (…) a longevidade vem contribuindo progressivamente para o aumento de idosos na população.(…) O grupo das pessoas de 75 anos ou mais de idade que teve o maior crescimento relativo (49,3%) nos últimos dez anos, em relação ao total da população idosa.”

Tá, estamos envelhecendo, e daí?

Não sei vocês, mas pelo menos para mim, ajudar idosos a operarem seus sistemas e aparelhos eletrônicos tem sido parte de meu cotidiano. É de tudo: WhatsApp, pagar e tirar segunda via de contas e particularmente, estou especialista em ajudar as pessoas a criarem seus próprios manuais de instruções acerca de como operarem seus televisores.

Anos de experiência fazendo manuais de instruções, questionando requisitos e testando aplicações para fazê-las fáceis para meus clientes.

Nunca pensei que hoje em dia essa minha experiência profissional pudesse ser utilizada, prosaicamente, para confortar o dia a dia dos mais experientes que me cercam, daqueles do tempo em que televisor tinha apenas o seletor de canais e o botão de liga / desliga junto com o de volume, sendo que o resto ficava escondido para evitar confusão.

Publicado originalmente em 09/Fev/2016 no site nets-nuts.

Last updated by at .